Personal Trainer

Dicas de exercícios, alimentação, forma correta de execução de treino, Tipos de treinamentos, como perder peso, Hipertrofia entre outros!!!!
Respostas de Perguntas que diariamente são feitas por alunos nas Academias.




quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Stress Atrapalha em Resultados? Cuidado!

Provavelmente não ouviram falar do cortisol não é mesmo? Este hormônio é produzido em reações de estresse. O que ativa esta liberação são estressores como poluentes, alimentação rica em gordura saturada ou trans, sódio, adoçantes, o jejum prolongado (ficar horas sem comer alguma coisa), a ansiedade, a apreensão, o nervosismo, medicamentos, alcoolismo dentre outros.


Atualmente a maioria das pessoas vivem estressadas, nervosas, ansiosas e é este hormônio que prejudica o quadro todo. A secreção dele pelo corpo começa a aumentar cada vez mais e começa haver uma resistência nas nossas células e o cortisol não consegue atuar de maneira correta e outros mecanismos são interrompidos por causa disso. Uma conseqüência disto é o aumento da inflamação no corpo, que hoje é causa de diversas doenças, inclusive a obesidade.

Em pessoas que estão acima do peso, suas células de gorduras produzem uma enzima que está ligada com o ganho de peso abdominal e esta enzima também é produzida pelo cortisol e ela também aumenta os níveis deste último! Forma um ciclo vicioso com inflamação e aparecimento de doenças.

Este estresse crônico com alta produção de cortisol, leva a resistência insulínica, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica. O cortisol também aumenta a síntese de gorduras e inibe sua eliminação, aumenta a degradação de proteína, ou seja, aumenta a perda de massa magra, aumenta os níveis de gordura no sangue e ganho de peso conseqüente.

Com a alimentação funcional há melhora do quadro todo e diminuição deste hormônio. Alguns alimentos ajudam como abacate e oleaginosas por serem ricos em beta-sitosterol que ajuda a modular os efeitos do cortisol, peixes e vegetais folhosos escuros, soja e arroz por conterem fosfatidilserina, a vitamina C e alguns fitoterápicos como extrato de maracujá.

Para haver uma perda de peso com sucesso é preciso equilibrar o corpo com alimentação, atividade física e sempre ligados a mente.

Dicas:
- Pratique exercícios (aeróbicos e com pesos): Isso pode parecer estranho mas exercícios feitos de forma correta, apesar de aumentar o estresse, vão neutralizar os efeitos do cortisol a longo prazo.


O importante é evitar overtraining, e fazer exercícios de forma otimizada. Então evite ficarem horas treinando na academia. Um treino (seja aeróbico ou com pesos) para ser eficiente não precisa durar mais do que 1 hora.

- Se sua série está muito grande, malhe diferentes grupos musculares em dias alternados. Você vai ver inclusive que sua motivação vai ser muito maior. Praticar exercícios - aeróbicos ou com pesos - libera endorfina que inibe a atuação do cortisol. Além disso, o treino com pesos aumenta a liberação de hGH que inibe os efeitos do cortisol.

- Alimentação: A alimentação é muito importante em todas as horas do dia para quem quer ganhar massa muscular. Mas para controlar a liberação de cortisol, comer logo após acordar e logo depois dos exercícios são as melhores horas. Tanto carboidratos como proteínas são importantes nessas horas.

- Controle o estresse: Já que o cortisol é liberado em resposta a situações estressantes, seja física ou emocional, é muito importante tentar se controlar nessas situações.

- Suplementação com Glutamina: Em conjunto com a vitamina C, a glutamina ajuda a reduzir o catabolismo gerado pelo cortisol. Se há gutamina na corrente sanguínea, o cortisol não precisa “quebrar” o tecido muscular para obtê-la.

- Aumente o consumo de vitamina C: Estudos tem mostrado que pessoas que tomam vitamina C por dia tem níveis de cortisol mais baixos.

- Sono: Durante o sono profundo o cortisol está no seu nível mais baixo, e o hGH (hormônio do crescimento) está no seu nível mais alto. Então procure dormir bem a cada noite.

- Reduza o consumo de cafeína: Devido ao efeito estimulante da cafeína, 2 ou 3 copos de café por dia já são suficientes para aumentar os níveis de cortisol.


Cuidado! Stress pode ser o causador:
Demorados Resultados
Dificuldade de Redução de Gordura local
Baixa Imunidade
Processos Inflamatórios
Dificuldade para Hipertrofia (Ganho de Massa Muscular)
 
Viva Bem!!!!

2 comentários:

Seguidores