Personal Trainer

Dicas de exercícios, alimentação, forma correta de execução de treino, Tipos de treinamentos, como perder peso, Hipertrofia entre outros!!!!
Respostas de Perguntas que diariamente são feitas por alunos nas Academias.




terça-feira, 17 de agosto de 2010

Importância da Avaliação Físca " Por que Fazer? "

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA


É amplamente reconhecido que praticar atividades físicas e exercícios físicos pode trazer grandes benefícios à saúde. Entretanto, para se tirar o máximo destas práticas é necessário que seja realizada uma avaliação física completa prévia, que permitirá a prescrição do exercício com maior segurança.

A avaliação física inicial tem o objetivo de identificar o nível de aptidão física atual do cliente, permitindo que os exercícios possam ser prescritos de acordo com suas necessidades e seus objetivos. Porém alunos que treinam dentro dos seus parâmetros indicados, obviamente terão resultado bem mais rápido e Seguro, tanto no que se refere à Saúde e a Estética.

A falta de orientação especializada e adequada aos objetivos e limitações de cada pessoa acaba por conduzi-las à prática de exercícios sem nenhum tipo de avaliação, pondo em risco a sua saúde, principalmente, àqueles que apresentam algum tipo de patologia como: Hipertensão, Diabete, Osteoporose, Problemas de Coluna, Joelho, Obesidade, problemas que podem ser agravados com a atividade física e fatores de risco cardiovasculares.

Uma avaliação bem feita é aquela em que se utilizam critérios e protocolos bem selecionados, fornecendo dados quantitativos e qualitativos que indique, através de análises e comparações, a real situação em que se encontra o avaliado.

Em meio a tanto conhecimento técnico-científico, não se pode mais permitir a utilização do protocolo do "achismo", ainda empregado por alguns profissionais.

Só é possível fazer um programa de exercícios com qualidade e segurança com uma avaliação física em que se utilize metodologia, protocolos e critérios de avaliação adequados.

Além disso, as avaliações devem ser periódicas e sucessivas, permitindo uma comparação para que possamos acompanhar o progresso do avaliado com precisão, sabendo se houve evolução positiva ou negativa. Dessa forma, é possível reciclar o programa de treinamento e estabelecer novas metas.

Prof. Daniel Gadelha
Cref.0591-G/Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores