Personal Trainer

Dicas de exercícios, alimentação, forma correta de execução de treino, Tipos de treinamentos, como perder peso, Hipertrofia entre outros!!!!
Respostas de Perguntas que diariamente são feitas por alunos nas Academias.




quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Alongamento Antes ou Após a Musculação?

A flexibilidade é uma qualidade física muito importante tanto para a saúde quanto para a prática desportiva. É definida como amplitude de movimento voluntário de uma articulação ou combinação de articulações num determinado sentido.


Dentre os benefícios da flexibilidade temos o aperfeiçoamento motor, a eficiência mecânica, a expressividade e consciência corporal e a diminuição dos riscos de lesões (apesar de não confirmado experimentalmente).

A manutenção da flexibilidade exige duas formas de trabalho: o alongamento e o flexionamento. O alongamento consiste na utilização de toda a amplitude do movimento que atuará sobre a elasticidade muscular propiciando a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos com o mínimo de restrição física possível.

O flexionamento utilizará exercícios ou posturas que forçarão a obtenção de limites para o movimento além dos normais através da ação sobre a elasticidade muscular e a mobilidade articular causando o aumento dos níveis de flexibilidade obtido.

Assim, após um trabalho de força (musculação), não se deve realizar exercícios de flexionamento, sob o risco de provocar lesões (traumatismos) nas fibras musculares, pois o trabalho de flexionamento exige que se utilize arcos de movimentos maiores forçando as estruturas músculo-conjuntivas envolvidas.

Nunca é demais lembrar. O alongamento é o exercício destinado a melhorar a valência física chamada de flexibilidade.

Cada um que estuda, escreve um livro ou defende uma tese sobre flexibilidade tenta dar um nome e uma qualificação diferente que acaba na mesma. "Flexibilidade é a amplitude máxima de um movimento em uma ou várias articulações combinadas". Não dá para fugir disso e para melhorar essa valência física existem várias técnicas. Esse assunto, assim como tantos na Educação Física, ainda gera muita polêmica.

Agora, tal como na corrida o alongamento depois pode ser feito desde que não seja "puxado", somente a título de relaxar, pois as fibras musculares já estão cansadas e o alongamento explorando o máximo da flexibilidade pode gerar lesão. Tanto o corredor como o de Musculação precisa de flexibilidade para que o músculo responda melhor na hora do exercício principal, mas o desenvolvimento dessa flexibilidade se dá com exercício de alongamento feito (aula de alongamento) específica numa seção separada da rotina de exercícios normais.

Dica: Faça um breve aquecimento aeróbio leve e alongue. Somente antes do treino de musculação, melhorando a amplitude do movimento.


Porém, na prática, após um treino de musculação intenso, não aconselho fazer um alongamento e, sim no outro dia, um alongamento de qualidade e correto. Pois já vi casos de lesões nos músculos de MMII, principalmente adutores e bíceps femoral. Se a possibilidade de lesão? Evite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores