Personal Trainer

Dicas de exercícios, alimentação, forma correta de execução de treino, Tipos de treinamentos, como perder peso, Hipertrofia entre outros!!!!
Respostas de Perguntas que diariamente são feitas por alunos nas Academias.




sábado, 10 de julho de 2010

Fazer Sauna e Forçar o Suor Faz Emagrecer? A Água?

O que acontece é que geralmente as pessoas vinculam perda de água (desidratação no corpo com o emagrecimento e este absurdo é tão divulgado que encontramos verdadeiras manifestações de auto-flagelo ao observamos pessoas correndo pelas ruas debaixo de um sol escaldante totalmente agasalhados e sem a mínima orientação como se não bastasse cheias de cremes dos pés a cabeça, e ainda por cima só vão beber "um gole " de água após horas do fim da atividade. Isto de maneira nenhuma é saudável e merece esclarecimento:

No caso da atividade física, a água que perdemos serve de regulador térmico para justamente proteger o nosso organismo de maiores sequelas devido a agressão da atividade (o super aquecimento interno).

Na sauna, ela não atua no emagrecimento como se pensa porque o líquido perdido sob a forma de suor , acaba sendo reposto pela hidratação obrigatória e pela alimentação, ou seja se pesarmos nosso corpo antes e após a sauna de longa duração (como muitos fazem) notaremos uma diminuição de peso mas é devido a grande perda de água com a exposição ao calor, como se fosse uma esponja que enxuga a água e depois ao espremer ela volta a ser o que era. O médico Dr.Osmar de oliveira , recomenda indivíduos com mais de 40 anos , cardíacos, hipertensos, diabéticos e pneumopatas graves que consultem um médico antes de participar de uma seção . Segundo ele , 10 a 15 min são suficientes para o relaxamento e desintoxicação da pele, maior tempo seria desnecessário.

A perda de água nestes dois casos , não só pode como deve ser reposta o mais rápido possível para restabelecer nossa homeostase (equilíbrio) corporal. Esta perda ou a diminuição do peso corporal não tem nada haver com a gordura, pois a gordura e músculos são estruturas diferentes , com densidades diferentes que só se modificam realizando-se trabalho. Sendo a musculatura muito mais pesada que a gordura , nem a balança nem o suor são os mais corretos indicadores da redução de adiposidade e sim através da verificação de medidas de dobras cutâneas ou processos de medidas por impedância bioelétrica (avaliação física em academias). Caso não tenha acesso a tais aparelhos, observe através dos buracos do cinto ou roupas que ficaram mais largas.

A melhor maneira de emagrecer é através do débito calórico. Perder mais do que se ganha (com exercícios), se alimentar menos que seu corpo precisa ou os dois combinados.... mas tudo com orientação. Estejam ativos e boa sorte !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores